quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estagiários da Diretoria de Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina (DIOESC) desempenhando suas funções



(Estagiários: Rafael de Oliveira Schetz e Ana Cristina de Souza)

 

 (Estagiária: Jéssica de Lima)


HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS

Para processos de longa guarda ou guarda permanente, a higienização se torna fundamental. É uma tarefa mecânica, feita a seco. É uma técnica que tem por objetivo reduzir a poeira, partículas sólidas, incrustações, resíduos de excrementos de insetos ou outras sujidades de superfície.

Além de remover a poeira, sempre que possível, são retirados os objetos danosos tais como grampos, clipes e prendedores metálicos. O trabalho exige um manuseio cuidadoso dos documentos. As folhas devem ser limpas com trinchas e escovas macias e também devem ser viradas com delicadeza.

Deve-se trabalhar sempre protegido, com avental, luva, máscara, touca entre outros... pois estes dispositivos de uso pessoal são destinados a resguardar a saúde e a integridade física do trabalhador.



RELATO:

 

“Trabalhar com os estagiários da FCEE tem sido uma experiência e tanto. Por um lado, os estagiários aprendem técnicas importantes para o crescimento profissional e adquirem experiência. Por outro, nós funcionários aprendemos a conviver com pessoas especiais que, apesar de suas limitações, são muito educados e tem condições de serem inseridos no mercado de trabalho. Eles realizam suas atividades com muita atenção e responsabilidade. A partir deste contato percebemos que a inclusão, que é um direito previsto em lei, é possível. Me sinto muito feliz em poder contribuir com este processo, não apenas como profissional, mas, como cidadão”. (26/04/12).


Cristiano Sardá da Conceição
Supervisão de Destinação de Documentos

Gerência de Gestão Documental

Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

DIOESC - SEA

(Estagiários com Cristiano Sardá)


 

 

Um comentário: